quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Odeurs, Saveurs et Amours - Odores, Sabores e Amores


Os olhos estão fechados, a atenção nos aromas inebriantes, se os olhos estivessem abertos, talvez a embriaguez não existisse.

Onde começa o paladar e termina o olfato? Onde começa o olfato e termina o paladar? O nariz é capaz de detectar mais de dez mil cheiros, quantos cheiros são gostos e quantos gostos são cheiros? O Gosto de alguém, com o cheiro dessa pessoa? Qual o seu cheiro? Qual o gosto da baunilha? E o cheiro de um pêssego fresco, firme, suculento?

Os perfumes da boa cozinha não apenas nos fazem salivar, também fazem nosso coração palpitar, de um desejo que se não for erótico no mínimo parece muito! Distinguir entre o olfato e paladar é distinguir entre luxúria e amor. Ás vezes estão separados, facilmente diferenciáveis, mas quando a coisa é realmente boa, não sabe-se onde começa um e termina o outro...

Feche os olhos, e deixe vir à sua mente a fragrância exata de uma panela, no melhor estilo caldeirão, com um azeite de oliva verde, puro, sinta as meia-luas de cebolas sendo caramelizadas nesse azeite, deixando sair suas águas, e provocando seus sentindos, sinta o alho, e você sabe, esse é o melhor aroma do alho, nada daquele cheiro forte que causa repulsa, mas o real cheiro do alho, aquele que só aparece quando ele se entrega, e deixa ir....imagine pimentas estóicas, tenros tomates, e a carícia sexual que as especiarias fazem nos demais ingedientes! Na boa cozinha, as especiarias fazem os ingredientes mostrarem o que têm de melhor, e não mascaram seu sabor, nem sua fragância..

Imagine filos de açafrão caindo nesse caldeirão, tingindo apenas o aroma, seus olhos permanecem fechados... "Seus brotos são um paraíso de romãs com frutos vermelhos e flores de nardo ligustro, nardo e açafrão, o cálamo e a canela, com as árvores de incenso, mirra e óleo, com todas as principais especiarias" disse o Rei Salomão de uma de suas concubinas em o Cantar dos Cantares.

Nas escrituras sagradas, de todas as religiões, os aromas, a cozinha e a sensualidade estavam presentes; o Profeta Maomé amava a sensação dos diferentes perfumes e recomendava às suas mulheres, no Tantra há um capítulo todo dedicado aos diferentes perfumes que, aplicados em diferentes partes do corpo exaltam os sentidos e convidam ao amor, na Bíblia as essências aromáticas aparecem aos montes.. "Tenho perfumado meu quarto com mirra, áleo e canela. Vem, embriaguemonos de amores até o amanhecer. Fartemonos de amores"
Assim como o desejo de saborear algo, o desejo amoroso começa no nariz... assim como um chamado romântico é exalado pela pele, o convite ao deleite ao deguste começa com o perfume dos alimentos.

Comer é extra-sensorial, é multi-sensorial, assim como amar..

O cheiro é o carisma, é a alma de qualquer prato. Existe algo mais carismático que café? Há quem ame e quem odeie café, mas seu perfume é inegavelmente rico, estimulante, delicioso. É inconfundível.
Perceba isso nas pessoas, como algum cheiro ganha personalidade por associação a alguém e como alguém pode ganhar carisma por seu cheiro. Tenho uma amiga que, em um processo meditativo, com os olhos fechados, me abraçou dentre muitas pessoas, mais tarde ela veio me dizer: "eu sabia que só podia ser você, senti seu cheiro!". É a sua personalidade que vibra além dos limites da sua pele!

O perfume de frutas, ervas, legumes, são a personalidade dos alimentos que transcedem os seus limites físicos. É o carisma de um flor, que vira especiaria, que vira perfume, que vira você. É o filo de açafrão que tingiu e inebriou o caldeirão, que antes encantava na flor.

Cleopátra se hidratava com leite de cabra e manteiga, depois se perfumava com rosas e damasco, sua fragância anunciava sua chegada, e até para nós, que nunca (dã)  vimos Cleopatra, quando fechamos os olhos, sentimos as rosas e o damasco, pronto, você acaba de ver a personificação da feminilidade e poder. Doce, marcante, sutil..

Foto de Alessandro Maucci
Quando eu entro em uma cozinha e sou recebida pelos vapores, pela energia, pelo carisma da comida, sinto todos os meus sentindos aguçarem, minha pele arrepiar, os cabelinhos ao pé da minha nuca eriçam...Os olhos estão fechados, os olhos têm que estar fechados... é assim que apreciamos as melhores coisas, é assim que devemos sentir uma fragrância, degustar um prato, tomar um café, beber um vinho, nos render a um belo beijo...

Hum... fiquei com vontade de comer algo muito perfumado, que honre todo o poder do meu olfato, e não faça por menos no meu paladar...há alguns anos, quando minha obsessão por café começou, descobri que eu podia incorporar essa bebida super estimulante á comida, e comecei a criar pratos que, a principio, soam bastante estranhos aos ouvidos, mas que são algo surpreendente quando caem na língua! Um deles é meu Risoto de Café, ele está em constante mudança, ás vezes, quando tenho disponível, incluo o fruto...as vezes dá muitoooo certo, as vezes não, mas ele é bemmm cheiroso, é completamente diferente e eu nunca vi ninguém fazendo! Ele é um verdadeiro brinde aos sentidos!!! Sempre que faço esse risoto (que só é risoto quando eu tenho arroz arbório em casa, se não tenho não saio para comprar...), ele muda, uma vez comprei café solúvel, aqueles que e só misturar na água ou no leite, para fazê-lo, fiz com arroz arbório e deu super certo. Hoje, para a foto do post fiz com o arroz mais perfumado que existe, o Arroz Jasmim, fiz com café normal, de coador e leite que eu fervi com uns grãos de café.
Temperei o arroz com pimenta cayena e nos moscada, não ficou ruím mas eu já fiz melhores... então vou abafar o caso... O Risoto de café foi originalmente um prato salgado, um dia resolvi fazê-lo doce e deu muitoooooo certo! Ele é uma obra ainda a ser melhorada, preciso achar a formula certa...Enquanto isso não acontece não vou disponibilizar a receita ainda, tudo em seu tempo, mas posso te contar de uma sobremesa bemmmm feliz de café, facílima de fazer e carismática como o seu principal ingrediente: Creme de Mocca!(lê-se Môca, como a bebida italiana a base de café e não Móca como o bairro italiano em São Paulo).

Cardamomo na flor!
O arroz jasmim é muito perfumado naturalmente, ele é mais branco que o arroz branco e é super nutritivo, vale a pena para quem não conhece comprá-lo e fazê-lo como um arroz normal... dica: deixe cozinhar mais no vapor do que na água e "esqueça" dentro da panela um pau de canela, ou uma baga amassada de cardamomo... até um terço de fava de baunilha, sim isso tudo para o arroz salgado mesmo: ouse! Ouse nos odores, nos sabores e nos amores! ai ai...












5 comentários:

  1. Humm gostei do blog e do texto!
    Até pra mim q nao tomo café, deu vontade de experimentar esse Creme de Mocca!
    No aguardo!!rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Além de necessário, desejável e acolhedor, seu blog é sedutor e nos ensina (ou nos lembra) a sentir os sentidos, em todos os sentidos... Vc acabou de ganhar um seguidor e admirador. Este seu encantador espaço confessa, denuncia, sugere, escancara (tudo ao mesmo tempo) a sua inteligência, sensibilidade, delicadeza, beleza e Luz...
    Carinho.

    ResponderExcluir
  3. A Drica consegue atrair todos para uma leitura gostosa e dinamica...Adorei esse Dri, pois me fez voltar ao passado e relembrar coisas que nao voltam, mais deixam uma saudade imensa...Quando tinhamos 10 anos, todos se espantaram quando ouviram vc dizer que nao conseguia viver sem cafe!! hahaha...Nossa professora(nao me lembro quem, nem serie) Começou a ficar indignada, como uma criança pode consumir cafe e em grande volume...Adriana respondeu a altura, contando do prazer em tomar cafe, seu aroma, e a sensaçao de começar o dia bem, com um delicioso cafe! Dede criança o "Don" da poesia, da culinaria e prazeres da vida.

    ResponderExcluir
  4. Dri, que bárbaro!!!!
    Cotinue, está tudo perfeito!!
    adoro!!!

    ResponderExcluir
  5. Carlos Henrique Guimarães16 de setembro de 2010 às 10:25

    Risoto de café é demais! Persista nele... Quando chegar à arte final, avise! Se eu não tiver a chance de prová-lo, mande-me pelo menos uma foto...
    :(

    ResponderExcluir