segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Baiser Papillon - Beijinho de Borboleta

Foto de Alessandro Maucci
Beijinho de borboleta..hum... O piscar dos olhos - cílios com cílios - conhecido também na variação cílios com bochecha.
Esse beijo me lembra algo delicado, sutil, uma das formas mais amorosas de dar e de receber carinho. Quando entre amantes, uma promessa de longevidade, quando entre pai e filho, o respaldo do amor incondicional.
O toque que não toca, o arrepio que vem acompanhado de um sorriso natural, largo e sempre surpreso, pois não há dois beijos de borboleta iguais. Diferentes formas do mesmo ser, dois seres em diferentes formas, os olhos abrem e fecham, as piscadelas paqueram a pele, e aí você entende: isso é carinho!
A sutileza, o derretimento da sensação que se espalha pelo rosto e aquece o coração. Isso me lembra um Mil Folhas, que requer uma elaboração tão primorosa , como um encontro entre cílios, e como esse beijo, derrete na boca como o açúcar de confeiteiro se rende à saliva. Mas a prática leva à perfeição e os cílios se acham, o creme sustenta a folha, num equilíbrio perfeito, como uma dança, 2 borboletas na primavera voam em um jardim, os cílios se encontram e as camadas de creme e massa folhada se alternam e se completam, batendo as asas suavemente.
Meu mil folhas preferido é o balanço perfeito de sabor e texturas, não é enjoativo nem sente-se o sal na massa folhada. As texturas se complementam e se encantam, é como se fosse uma troca de elogios entre componentes do doce, que, ao contrario de muitos que brigam entre si, insiste para que seu companheiro seja muito apreciado, é como se a massa folhada dissesse: "Perceba o creme! Como ele envolve a sua língua, mas não afoga suas papilas gustativas!" E o creme por sua vez diz: "Aprecie a lufada de ar fresco que as mil folhas te trazem, deixe soprar e sinta as orquídeas de baunilha, leves e perfeitas, e sutis, como as borboletas que as polinizam!!". A massa folhada é feita por um processo mágico, no qual a protagonista é ninguém mais, ninguém menos que a amada manteiga! E o creme, ahhh, o creme, esse é agraciado pelo mais querido irmão da manteiga, o  creme de leite! Que deixando-se aerar torna-se o lindo chantily! E entre todos os ingredientes, uma flor! A baunilha! É ou não é a dança de borboletas em um jardim primaveril? É ou não é a ternura do toque dos cílios?

Eu costumo comer o mil folhas na Ofner da Rua João Cachoeira, esquina com a Avenida Nove de Julho! O Serviço é sempre tão doce quanto o brigadeiro, o café e excelente e o melhor: a Maré (minha filhota cachorra) pode me acompanhar! Mas quem quer se arriscar, e tentar em casa, presenteio-os com a minha receita! Ahhh... conselho, fazer a massa folhada em casa é só para quem tem muitaaaaaa paciência, tempo e prática, se esse não for seu caso, aconselho usa a Massa Arosa mesmo, e não se preocupe: fica uma delicia!!!!

4 comentários:

  1. Adoro beijinho de borboleta! Isso me traz uma baita nostalgia boa! mil folhas... coisa boa! Só uma coisa.. na minha opinião, o mil folhas da Holandesa é apenas uma ilusão de ótica!

    ResponderExcluir
  2. Sim, também não gosto... a qualidade é muitoooo inferior!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo tudo que você escreveu,orquídeas de baunilha! que maravilha.O mil folhas da Ofner é muito bom! as vezes enjoativo na minha opinião mas não deixa de ser um dos doces que eu mais gosto de lá!! é tão gostoso de ler seus textos é como pegasse uma viajem em pássaros azuis e nessa viajem você aprendesse coisas fantásticas.
    Beijos
    Izabela Humberg

    ResponderExcluir
  4. Boa Drii...Enfim, um blog conseguiu prender minha atençao!! Vc esta escrevendo textos incríveis, unindo todas as sensaçoes que controlam o ser humano!! Beijos

    ResponderExcluir