segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Les Mémoires - As Memórias

Dizem que a memória é o maior mecanismo que o corpo tem para nos manter vivo, é ela que nos faz aprender, saber, discernir, a memória é um arquivo com tudo o que já aconteceu na nossa vida, apesar de terem acontecido mais coisas do que nos lembramos, pois isso está relacionado com onde arquivamos cada acontecimento, ou nos lembrarmos de mais coisas do que de fato aconteceram, rsrsrs mas nesse caso ou estamos falando de psicopatias ou de lembranças de vidas passadas, rsrsrsr. 
Enfim, a memória serve para nos proteger, mas eu acho que vai além! Ela é a maneira sutil que seu corpo encontra de reviver situações importantes, é como se repetisse o brinde várias vezes com um cálice dourado em mãos.

 Existem vários tipos de memórias, elas, invariavelmente, estão ligadas aos sentidos, as mais comuns são as memórias visuais, quando nos recordamos de algo que vimos ou algo que vemos nos provoca algum tipo de recordação.
Não sei se existe relação entre o quão comum um tipo de memória é e a sua intensidade, mas tenho a impressão de que as memórias visuais, por serem mais corriqueiras e frequentes são menos impactantes, tanto que muitas vezes um pensamento relacionado a uma memória aparece, mas logo vai embora.
O mesmo dificilmente acontecerá com uma memória olfativa, se você sente um cheiro,  que remeta a algo do seu passado, ele imediatamente te leva e você não apresenta resistências! Você vai com ele, e curte! As memorias sensoriais, aquelas que você se lembra da sensação e então sente novamente no presente, também são raramente ignoradas e deixadas para lá, geralmente você fecha os olhos por um instante e a curte!! O mesmo para a memória tátil. Mas as pessoas conseguem deixa-las silenciosas, se quiserem.
Mas existe um tipo de memória que ninguém ignora, existe um tipo de memória que funciona como gatilho de emoções e de outras memórias. Nesse momento um tiro de sensações é disparado em seu corpo, essa memória pode estar associada a momentos especialíssimos ou aqueles  que você jamais pensaria que deixariam uma impressão no filme da sua vida, pareciam insignificantes, mas foram esses momentos que formaram que você é, e isso é o que eu mais amo nesse tipo de memória. A memoria gustativa!
É o momento pudim de leite! O momento bolinho de chuva! E existem também os momentos sopas de cenoura... rsrsr ainda explico...
Essas lembranças são muito preciosas, e vão se acumulando ao longo da vida... e é isso que eu desejo a todos, que essa semana você se empenhe em produzir novas memórias, não só na sua vida, mas na vida dos outros, para que eles sintam seu perfume e fechem os olhos,  e principalmente para que você seja um momento doce na vida dos que cruzam o seu caminho! Aguarde, pois esse post tem continuação.... Desde os momentos bolinho de chuva, atéééé um momento ostra! rsrsrsrrsrs

2 comentários: