sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Recette de Vendredi - Receita de Sexta - Panacotta

Ok, não é segredo nenhum que eu tenho uma queda por doces, e acredite, amo comer pratos salgados, mas amooo cozinhar doces. Patisserie é minha predileção.
Mas hoje, deixo com vocês uma receita de um doce que depois que eu me tornei vegetariana eu achei que não comeria mais... Panacotta!!! Sim, por que nessa receita vai gelatina, e para quem não sabe, isso é feito com boi.
Mas daí eu pensei, deixa eu tentar substituir a gelatina por ágar-ágar, uma alga que é a gelatina vegetariana e ainda faz superrrrr bem pra saúde! É uma receita gostosa e lindaaaa, experimente fazê-la para os amigos no fim-de-semana!!!
O Ágar-Ágar endurece a uma temperatura mais elevada e não derrete tanto na boca, mas é uma alternativa a ser considerada. Masss estudando meu livro da Le Cordon Bleu eu vi que existe outrasss alternativas, adrivinha adivinha adivinha: Oui! A Manteiga!!!!!
A alga Ágar-Ágar
Algumas sobremesas podem ser endurecidas com cacau também. Já a manteiga de cacau é um dos melhores substitutos vegetarianos da gelatina, e apesar de ter um gosto mais forte pode muitoo bem ser disfarçado com o próprio gosto da sobremesa, já que a quantidade a ser utilizada é mínima!Acho que a manteiga de cacau fica mais bacana para uma Bavaroise, e o ágar ágar para uma Panacotta, justamente pela questão da intensidade do gosto.
 Bom, voltemos a Pannacotta, é sempre legal, eu pelo menos adoro, saber de onde veio o que eu estou comendo, e estou me referindo a sua história, não a origem do ingredientes (o que também é essencial saber), bem, para te deixar uma pessoa mais culta eu lhe digo que a Panacotta é uma sobremesa italiana, mais especificamente do norte da Itália, e mais especificamente ainda Piemonte. Pannacotta traduzida literalmente a tradução do italiano “panna” creme de leite e “cotta” cozida. Portanto nada mais é que creme cozido, simples e gostoso. Eu acho que as melhores coisas da vida são simples como respirar, logo, quanto mais simples, melhor!
Ok, vamos a receita??? São duas receitas, a original, com gelatina mesmo, e daí a opção vegetariana com Ágar-Ágar.
Pannacotta Italiana Tradicional - Pannacotta Italiana Vegetariana
Essa é pra fazer no final de semana e aproveitar um monteeeeeee!!!
Ahh, o Ágar Ágar é super fácil de encontrar, tem nos supermercados, mas se você não achar, com certeza encontra no Mundo Verde. Eu costumo frequentar o do Itaim, até do Shopping Eldorado, as vezes, e também a de Moema! enfim, opção não falta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário