quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Cérémonie du Soleil - Cerimônia do Sol - Cerimonia Del Sol

Existe um artista, pintor, escultor, poeta, um mágico, ou melhor, um verdadeiro Mago, um rei, chamado Carlos Paéz Villaró.
Ele é pai de um dos garotos do time de rugbi que despencou na cordilheira dos Andes, retratado no filme Vivos.
Ele é um do qual eu realmente tenho a intenção de falar mais, principalmente sobre a história de um de seus livros, "Entre Meu Filho e a Lua", mas esse não é o assunto no momento. Chegaremos lá no devido momento.
Bem, para quem ainda não teve o imenso prazer de conhecê-lo, Carlos Paéz Villaró é um artista talentosíssimo multi-facetado, ele é uruguaio, e dentre seus ilustres amigos estão Pablo Picasso, Bunuel, Vinicius de Moraes... enfim, a turminha é simples rsrsrsrrs.
Villaró foi quem inspirou a música "A Casa" de Vinicius, aquela casa que era engraçada, não tinha teto, não tinha nada.. é na verdade a casa do uruguaio, em Punta Ballena, e é chamada de Casa Pueblo, costume entre uruguaios dar nomes as suas casas, e não números.
A Casa Pueblo é a casa onde ele ainda mora, e onde ele fazia reuniões boêmias com suas queridos amigos, hoje também é um hotel e um museu, pois é imensa e maravilhosa. A casa fica num pontão, no encontro do Rio da Prata com o Oceano Atlântico.
É um lugar de cair o queixo, sem dúvidas, mas o melhor ainda está por vir...
Todos os dias acontece um espetáculo, o maior espetáculo do mundo eu arriscaria dizer... O sol se põe! Se põe indo descansar no rio/oceano, tingindo o céu de cores espetaculares, é algo que por si só já é maravilhoso, então para completar começa uma música de fundo, e junto com a música um dos meus poemas preferidos, uma homenagem ao Sol!
Um Poema de Carlos Paez Villaró, com uma música maravilhosa, e um cenário de tirar o fôlego da pessoa mais durona.O poema dura exatamente o tempo do crepúsculo dar lugar a uma clara noite. Esse ritual é chamado de A Cerimonia do Sol! É uma despedida em alto estilo que ao final é merecidamente ovacionada, aplaudida de pé por todos os privilegiados que puderam presenciar isso.A emoção, a alquimia divina que une todos esses elementos e uau, você começa a tomar consciência de como a perfeição está em cada segundo.
Como uma boa leonina que sou, eu tenho paixão pelo Sol, sou quente o tempo todo, e imagino que isso está muito relacionado com o fogo solar que arde em mim, sou heliodependente, sou heliocêntríca, o sol me faz feliz, então essa homenagem é muito apropriada, gosto de fazer o Surya Namascar (saudação ao Sol do Yoga) e ler esse poema no final do dia! Piegas, sim eu sei, mas é tão do coração...

Essa foto  que eu tirei parece um
 quadro, mas é uma JANELA!!!
Pasmem! E preste atenção ao Navio no fundo!
Uau né?

Enfim, no dia em que assisti essa Cerimônia, eu estava apreciando um vinho produzido no Uruguai, era o vinho da casa, e estava também saboreando o melhor alfajor que já comi na minha vida, fico com dó dos alfajores havanna quando lembro dos da Casa Pueblo! Eu gravei esse momento e e você pode assitir a Cerimônia do Sol aqui.
Trouxe uma caixa, e não vejo a hora de voltar, para contemplar o sol e comer alfajor!!! Então, deixo a receita de um alfajor muitoooooo bom, autênticamente uruguaio! E clicando aqui você lê o poema em português, a tradução quem fez fui eu, então é passível de um errinho aqui, outro ali. E aqui na versão original em espanhol (bemmmm melhor). e leiam, pois vale muitoooooooo a pena! Ah, e se te deu muitaaa vontade de comer Alfajor e você não faz parte dos adeptos da cozinha, o melhor que eu já comi em São Paulo, é mesmo o do Havanna! Mas se você for no Havanna, come a cheesecake de doce de leite!

Eu costumo frequentar tanto a da Al. Tietê, quanto a da Mario Ferraz, mas gosto mil vezes mais da da Mario Ferraz! Hummm

Havanna Mario Ferraz
Rua Dr. Mario Ferraz, 479

Havanna Jardins
Rua Bela Cintra, 1829 (esquina com a alameda Tietê)   

Ah, todas as fotos são minhas! Lá da CasaPueblo!

Um comentário: